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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59350

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Title: Repercussões da pandemia da COVID-19 para a saúde mental de estudantes universitários: Uma revisão integrativa
Authors: SILVA, Ellen Ribeiro da
VASCONCELOS, Natália Bianca Marques
Keywords: Saúde Mental; Universidade; COVID-19; Ensino superior
Issue Date: 8-Oct-2024
Citation: SILVA, Ellen Ribeiro; VASCONCELOS, Natália Bianca Marques. Repercussões da pandemia de COVID-19 para saúde mental de estudantes universitários: Uma revisão integrativa. 2024. Trabalho de Conclusão do Curso Enfermagem - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Introdução: O advento da COVID-19 trouxe uma série de mudanças na vida de toda a população, especialmente para os estudantes universitários. Nesse contexto, os estudantes universitários, que naturalmente, ao ingressar na universidade, passam por diversas situações que exigem recursos internos mais elaborados para lidar com os estressores da vida acadêmica, enfrentaram com a pandemia da COVID-19 um acréscimo de estressores que podem influenciar negativamente a saúde mental. Objetivo: identificar na literatura científica em saúde as repercussões da pandemia de COVID-19 para a saúde mental dos estudantes universitários ao longo do tempo. Método: revisão integrativa realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), ambos via BVS, e Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL). Resultados: 21 artigos foram selecionados para compor o presente estudo, sendo a maioria pesquisas transversais ou longitudinais com amostragem por conveniência. Os principais resultados evidenciam que a pandemia de COVID-19 contribuiu amplamente para o agravamento ou desenvolvimento de comprometimentos na saúde mental dos estudantes em algum momento de sua duração. É viável afirmar que trouxe repercussões negativas, como aumento nos níveis de ansiedade, depressão, estresse e solidão. Contudo, houve populações em que os níveis elevados de comprometimento na saúde mental retornaram a níveis semelhantes aos pré-pandêmicos após o relaxamento das medidas restritivas de convívio social. Conclusão: diante do exposto, é primordial que as universidades acompanhem o bem-estar psicológico de seus alunos, visando criar estratégias de prevenção e/ou intervenção em saúde mental. Além disso, são necessários mais estudos que contemplem períodos mais tardios do pós-pandemia, visto que sua influência afetou de forma individual cada estudante universitário.
Description: 9,7
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/59350
Appears in Collections:(TCC) - Enfermagem

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